quarta-feira, 27 de maio de 2020

S.Francisco Xavier e as viagens marítimas


                                             O Apóstolo das Índias

Este Blog pretende apenas sublinhar as viagens feitas em 11anos por Francisco Xavier, numa época muito difícil, se compararmos a segurança e as condições a bordo duma caravela com um barco de cruzeiro de hoje.
Estudou no Colégio de Santa Bárbara em, Paris, e depois foi professor no Colégio de Beauvais, onde conheceu Francisco de Loyola, sendo cofundador da Ordem de Jesus em 1534 na capela de Saint-Denis, em Montemartre, Paris. A Companhia de Jesus estava fundada, e é reconhecida pelo Papa em 1541; destinada ao ensino, à conversão e à caridade.
Tinha o dom da palavra, falava vários indiomas e pressentia os acontecimentos, realizou vários milagres no Oriente convertendo muita gente à religião Cristã. Tornou-se o grande Santo e padroeiro do Oriente.

 
Pintura feita em 1579, Pe Manuel Teixeira e Castelo da família em Xavier, onde nasceu

            Nasceu em Navarra no ano de 1497(não consensual), do reino de Pamplona, ano em que Vasco da Gama partiu de Lisboa, Portugal, em busca do Oriente. Na tentativa de descobrir a Índia, Vasco da Gama deu início a uma nova corrente que alterou o curso da história da humanidade.

O pedido de missionários do rei D.Manuel I de Portugal ao Papa, para o Oriente, fez chegar a Lisboa o Pe Francisco Xavier com 43anos, em meados de Junho de 1540 e também o Pe Paulo Camerte e o Pe Simão Rodrigues. Foram convidados para viver nos aposentos reais. Contudo pediram, que lhes fosse permitido viver no hospital dos pobres e andar por entre os ricos de Lisboa para pedirem esmolas para os mais necessitados.

As viagens de Francisco Xavier a partir de Lisboa para o Oriente, Goa e daqui para os vários locais já descobertos pelos portugueses, até à morte em Sanchoão, 3 de dezembro 1552.
Sendo Malaca onde Francisco esteve mais tempo no seu período de missionário de 11 anos e onde realizou vários milagres.

Quadro de milhas e Mapas das viagens, a côres mais actual e a preto mais antigo e real em especial na curva que as caravelas tem que dar para chegar à àfrica do Sul:



 A duração das viagens baseiam-se em amostras de tempo de viagens com tempo preciso registado, retirando o tempo nos portos. A viagem de Lisboa a Goa demorou 13 meses, contudo os 5 meses de inverno, de Setembro de 1541 a Fevereiro de 1542, foram passados em Moçambique.
Baseados nestes cálculos aproximados, temos 38000 milhas percorridas e 25,5 meses gastos nas viagens marítimas. Imagine-se o sofrimento naquele tempo passado no mar.

Num documento do século XVI, para a tripulação de 31 homens numa caravela, por mês é necessário:


 Dando uma ração diária para cada homem de:
                    760g – biscoito, muitas vezes bolorento e mal cheiroso
                    356g – carne, entregue mensalmente
                    1,5l – vinho e igual em água
                    0,6l – vinagre, também usado na limpeza do porão
                    0,3l – azeite
                    1 – posta de ~0,1 de pescada



Não havia higiene a bordo como a conhecemos hoje. Cada um cozinhava para si.          
O espaço limitado para tanta gente, a falta de higiene, as agressões climáticas e o balancear das caravelas; originava várias doenças, sendo as mais comuns, as náuseas, as enxaquecas, o escorbuto, a peste, doenças indestinais e pulmonares. Morria muita gente.

A obra deixada por Francisco Xavier é imensa, só em Malaca onde esteve 5 vezes, fundou a escola “Sekolah” em 1545 na 1ªviagem e uma Igreja. A língua Malaia tem cerca de 450 palavras portuguesas.


 










  
Igreja de S.Francisco em Malaca, e Milagre em Malaca.
 


Morte de Francisco Xavier,  a sua canonização e o dia da sua veneração

 Relicário do corpo do Santo, em Velha Goa.Morreu a 3 de dezembro de 1552, em Sanchoão, China.
Foi Beatificado em 1619 pelo Papa João Paulo V e Canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV.
É venerado a 3 de Dezembro, mas o dia das festevidades de S.Francisco Xavier é no domingo a seguir. Fazem-se peregrinações anuais de milhares de católicos, ao túmulo do Santo, onde se realizam serviços religiosos.
Francisco Xavier é o Santo Patrono da Malásia, da Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, India, China, Sri Lanca, Borneu e....

Nota: em torno do nascimento há 1497(livro baseado num oficial da tripulação da ida para a India) e 1506(da internet).
Fontes:
-livro “A voz das ruínas” pelo Pe Manuel Pintado
-livro “Cardeal D.José da Costa Nunes” editorial A.O.Braga
-consultas na internet

                                          
                

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.