domingo, 13 de novembro de 2016

Estacionar o BURRO em Abrantes



Estacionar o BURRO, Abrantes anos 1940 e 1950

Argola para prender a corda do animal, comum nos palácios, é mais simples nos palheiros

Havia em Abrantes, um palheiro próprio, preparado com palha e argolas de ferro para segurar o burro, onde este descansava e comia, enquanto os donos iam tratar dos assuntos que ali os tinha levado ( à cidade).

                                                Maria Torrada na sua taberna da Barca do Pego aos 80anos

Assim aconteceu com a Maria Torrada nos anos 1950, da Barca do Pego, foi à C.M.Abrantes e estacionou o burro num destes palheiros, como não estava ninguém deixou lá os $50 centavos (5 tostões) para estacionar o burro, em cima da pedra da parede onde ficou o burro.  É verdade era assim, embora fosse dentro dum palheiro com porta aberta, havia confiança entre as pessoas!

Confiança coisa que hoje é uma raridade e estou-me a lembrar da propaganda agressiva de vendedores que andam na rua para mudança de comercializador de energia. Aconteceu com a minha mãe de 85anos; um jovem pediu-lhe a fatura da luz (EDP) para confirmar os dados, preencheu uns papéis amarelos e deixou a cópia à minha mãe em cima da mesa da sala e sem assinar, que também não sabe. Por sorte passei lá no dia seguinte e ao ver um papel amarelo da Endesa(uma eléctrica espanhola) percebi que tinham-lhe feito um contrato de luz para a Endesa. Como temos 14 dias para renunciar um contrato, fui de seguida à loja do cidadão e tive que me identificar e a custo anular o contrato com o preenchimento duma folha para o efeito.  De seguida, fui à loja da Endesa, para não poderem dizer que o correio se estraviou; consegui! Mas é triste! São burlões oficiais em nome duma empresa com estratégias tipo “conto do vigário”!
                                                 Joaquina de Jesus aos 86anos, Carnide, Lisboa

            Agora mais do que nunca “olho vivo e pé ligeiro” como eu ouvia em pequeno ao meu pai.


                                                                                             

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.